Prefeita Claudete faz balanço do segundo ano de governo

Fraiburgo – Fraiburgo completa 57 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 31 de dezembro. É referência nacional na produção de maçãs e tem descoberto novas vocações ao longo dos anos, como o turismo e o agronegócio. A prefeita Claudete Gheller Mathias acaba de fechar o segundo ano frente ao comando do município de Fraiburgo e recebeu a equipe do Jornal A Coluna para uma conversa sobre as principais conquistas alcançadas nos últimos 12 meses.

A Coluna – Prefeita nesse segundo ano o que a senhora elenca como o principal entrave na administração do Município?

Prefeita Claudete – Com certeza a ausência do suporte financeiro por parte do Governo Estadual foi a maior dificuldade que enfrentamos nesse ano. Realizamos alguns projetos, outros infelizmente fomos obrigados a recuar diante dessa indisponibilidade de recursos.

Com relação a esses projetos, é possível pontuar o que na sua opinião vieram em benefício da população de Fraiburgo nas mais diversas áreas?

Na saúde tivemos a recente inauguração da Unidade Básica Vila Salete que passou a atender de forma mais centralizada cerca de 4 mil pessoas. Ainda, com recursos de emendas parlamentares, as aquisições de ambulâncias destinadas também ao Samu, uma unidade móvel para área de odontologia, uma van para transporte de passageiros em tratamento fora domicílio.  Saliento a humanização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde na questão das filas de espera que se formavam nas madrugadas, abrindo as unidades mais cedo para acolher os pacientes.

Na Educação, investimos constantemente na formação dos nossos profissionais, na aquisição de materiais pedagógicos e esportivos para as escolas e na reforma de Ginásios e quadras nas Unidades Escolares. E, ainda, a conclusão da ampliação da Centro Educacional Municipal Macieira.

Na Infraestrutura canalizamos esforços na recuperação das praças públicas, nas quais eu destaco as Praças Bela Vista e Santo Antônio,  bem como na revitalização do espaço de lazer localizado no Lago das Araucárias e pavimentações no bairro São Miguel.  Executamos a primeira fase do Parque Central, que interligará todo centro da cidade. Nesse sentido, destaco nossa preocupação com a acessibilidade. Começamos justamente na nossa casa, o Paço Municipal, que agora conta com elevadores permitindo o fácil acesso ao prédio. Implantamos o projeto Internet Livre nas praças públicas e concluímos a instalação de 380 lâmpadas de LED no centro da cidade. Ainda falando de iluminação, realizamos a substituição de toda iluminação do Centro de Eventos, atendendo inclusive exigências de luminosidade para sediar competições oficiais.

Na Agricultura eu destaco que nosso maior investimento foi mesmo com recursos próprios, a recuperação de estradas no interior do município, abrangendo todas as localidades e que facilitaram sobremaneira a vida do produtor que precisa escoar a produção. Também tenho apostado muito na pecuária leiteira, por meio da intensificação das ações do Programa Pisa. Recentemente com apoio de parceiros, realizamos mais um Dia de Campo, com a participação de mais de 100 produtores.

No Saneamento temos nos concentrado em ações educativas que reforçam nossa preocupação com o meio ambiente. Lançamos uma Campanha de Coleta Seletiva que foi bem aceita pela população, executamos melhorias no nosso Aterro Sanitário e com certeza o nosso projeto mais desafiador do ano vai a implantação de rede canalizada de água em todo bairro Macieira. Perfuração de poços e tratamento de esgoto no Liberata e São Luiz que foram concluídos nesse ano.

No Desenvolvimento Econômico empreendemos muito tempo na busca de novas empresas para o Município porque acreditamos no nosso potencial de expansão. Em parceria com o Sebrae fomos parceiro na execução da Central de Negócios Frayvita voltada à realização de compras compartilhadas a menores preços. Pondero ainda a concessão de incentivos econômicos para instalação de novas empresas com a proposta de geração de empregos e renda.

E para 2019, já é possível adiantar alguma frente de trabalho?

Eu preciso destacar ainda que entre os grandes avanços que tivemos está a edição do novo Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana, que serão finalizados no próximo ano e contaram com a participação da comunidade em reuniões realizadas em todos os bairros.

Adianto para o próximo ano investimentos em pavimentações asfálticas contemplando mais de 37 ruas nos bairros São Miguel, Santo Antônio,  Nações, Macieira, São Cristóvão e loteamento Colina. Outra grande obra será a construção de Ginásio de Esportes no bairro Nossa Senhora Aparecida.  Essas obras já estão licitadas e alcançam investimentos na casa dos R$ 11 milhões, que serão pagos com recursos próprios e convênios com os Governos Federal e Estadual.

Fraiburgo: uma cidade verde

Em outubro a prefeita Claudete esteve em Freiburg, na Alemanha, junto com um grupo de empresários de Fraiburgo para assinatura de um acordo de cooperação internacional. O acordo é embasado na proposta Fraiburgo Cidade Verde – Estratégias para Proteção Climática e Desenvolvimento Urbano e Rural Sustentáveis e contempla cinco eixos: cidades sustentáveis, energias renováveis, internacionalização de negócios locais, economia criativa, governança, inovação e turismo. O desafio é tornar Fraiburgo uma cidade sustentável e a primeira cidade brasileira com zero emissão de carbono, tendo a cidade alemã como referência nesse aspecto.

“Em novembro, atendendo convite do Ministério Alemão das Relações Exteriores voltei ao país. Eu e mais sete prefeitas do Brasil tivemos a oportunidade de apresentar nossos projetos, num verdadeiro intercâmbio de boas práticas em políticas públicas municipais. Com toda certeza no próximo ano teremos novidades resultantes dessa missão”, disse a prefeita.

Além da cidade de Berlim, durante os cinco dias o grupo visitou também Greifswald, Treuenbrietzen e Jühnde. A viagem foi custeada integralmente pelo governo alemão, através de um projeto conjunto entre a Embaixada da Alemanha no Brasil, Instituto Alziras e Instituto Clima e Sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *