Prefeita Claudete é convidada para missão internacional

Fraiburgo – A prefeita de Fraiburgo, Claudete Gheller Mathias foi convidada, pelo Ministério Federal das Relações Externas, para integrar uma comitiva de oito prefeitas brasileiras que vão à Alemanha em uma missão internacional para fomentar as discussões a respeito das políticas climáticas de cada país.

O convite surgiu após Claudete e um grupo de empresários locais ter visitado a cidade alemã e Freiburg, em outubro passado. A embaixada alemã reconheceu o trabalho da prefeita e considerou importante o seu trabalho diante dos desafios da sustentabilidade e a sua capacidade de transmitir experiências, principalmente ao utilizar redes sociais.

A viagem

A viagem acontece entre os dias 18 e 24 deste mês e é fruto da parceria entre a Embaixada da Alemanha, Instituto Alziras e o Instituto Clima e Sociedade.  O objetivo é fortalecer lideranças políticas femininas e aproximar gestoras brasileiras e alemãs de políticas públicas municipais alinhadas com os compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris.

“Me sinto muito honrada em receber esse convite, que reforça todo o trabalho que o município está já está fazendo, de troca de informações e conhecimento, com as cidades alemãs. Essa viagem nos coloca em evidência e abre portas para focarmos em projetos relacionados a sustentabilidade e proteção do clima”, explicou Claudete.

Além da cidade de Berlim, durante os cinco dias o grupo visitará ainda Greifswald, Treuenbrietzen e Jühnde. Essas cidades são tidas como referência em projetos de sucesso nas áreas de resíduos sólidos, abastecimento de água e eliminação de efluentes e energia regenerativa. Segundo a prefeita Claudete, todas as oito prefeitas terão ainda a oportunidade de apresentar as políticas públicas desenvolvidas em seus municípios no âmbito das mudanças climáticas e compartilhar as demandas e os desafios relacionados a proteção climática.

Claudete faz questão de informar que o município não está aplicando nenhum tipo de recurso nesta viagem, todas as despesas pagas pela embaixada da Alemanha. “Quando fomos a Freiburg, todas as despesas que eu tive saíram do meu próprio bolso. Agora, mais uma vez, não haverá dinheiro do município investido”.

O grupo será recebido por representantes do Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha, pela Ministra Federal do Meio Ambiente, Svenja Schulze e autoridades dos municípios visitados.

Visita a Freiburg

Em outubro, a prefeita Claudete acompanhada por um grupo de empresários locais visitou a cidade alemã de Freiburg, uma das cidades mais sustentáveis da Alemanha. Na ocasião, os fraiburguenses aprenderam como o município trata a funcionalidade prática de alguns eixos, como sustentabilidade, mobilidade, clima e ensino, com o objetivo de gerar maior qualidade de vida às pessoas.

“Nos aprendemos muito sobre sustentabilidade e o que nos chamou atenção foi que a mudança partiu da própria sociedade. Nós conhecemos, por exemplo, um bairro totalmente sustentável: com energia renovável, sem a circulação de automóveis, com muitas áreas verdes, reaproveitamento do lixo, entre outras coisas. Agora, vamos estudar isso mais profundamente para ver o que é possível inserir em Fraiburgo”, contou Claudete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *