Natação como aliada no desenvolvimento de bebês

Videira – Na quarta-feira, dia 22, o curso de Educação Física da Unoesc Videira recebeu a visita da professora e pesquisadora Dra. Cristina Salar, da Universidad CEU Cardenal Herrera e da Universidad Miguel Hernandez, da Espanha, que ministrou a palestra “Importância do meio aquático para o desenvolvimento da criança”. O encontro foi no auditório do campus para estudantes do curso, professores e demais interessados no assunto.

A palestrante Cristina Salar destacou que a natação para bebês não tem por objetivo fazer com o que o bebê saia nadando, mas sim, proporcionar através das atividades aquáticas movimentos e exercícios, uma excelente adaptação ao meio, e  inúmeros estímulos de ordem afetiva, cognitiva, de segurança e psicomotora.

—Enquanto o bebê ainda não tem condição de andar, na água ele tem liberdade para realizar uma infinidade de movimentos e receber estímulos sensoriais que fora dela são mais limitados. Quanto mais abundantes e variadas forem as experiências, mais complexos serão os padrões de memória, aprendizagem e raciocínio— comentou a Dra. Cristina.

Baseado nos estudos e pesquisa realizada em sua tese de doutorado, ela enfatizou a importância de metodologias ativas que estimulem a criança em todos os seus aspectos, seja motor, intelectual ou afetivo-social, ressaltando a importância da estimulação visual para  todo esse desenvolvimento.

— Foi uma experiência gratificante que deu início ao VII Simpósio da Educação Física da Unoesc Videira— ressaltou a coordenadora do curso, professora Ederlei Zago.

Prod: João Luiz Bariviera, assessor de comunicação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *